No que toca à sua máquina de lavar, quer que esta lave o melhor possível, desde copos brilhantes à remoção efetiva da sujidade e acumulação dos pratos usados. Apesar de confiarmos nas nossas máquinas de lavar para fazerem tudo isto e mais, muitos de nós não têm perceção do quanto a temperatura da máquina afeta o desempenho. Da forma como o sistema funciona à temperatura de lavagem otimizada e o que fazer se não for elevada o suficiente, eis tudo o que precisa de saber.
Qual a melhor temperatura para máquinas de lavar loiça?
A temperatura de uma máquina é definida para garantir que é o mais eficaz que pode ser. Uma máquina a funcionar à temperatura média executa o ciclo principal a cerca de 51-60 °C. Isto deve-se ao facto de a temperatura da água na máquina ter de estar quente o suficiente para garantir que o detergente se dissolve e é ativado, ao mesmo tempo que remove restos de comida e gordura. Durante a fase do enxaguamento, a água é aquecida a temperaturas ligeiramente superiores de cerca de 80 °C para garantir que a loiça é segura para consumo de alimentos.
Temperatura da máquina da loiça e segurança alimentar
Qualquer temperatura acima de 60 °C é demasiado quente para as mãos aguentarem. Contudo, as temperaturas da máquina tendem a ser muito superiores, e quanto mais quente a água, melhor os pratos e talheres conseguem ser lavados.
Como saber se a temperatura da água da máquina de lavar não está quente o suficiente
Se a temperatura da água da máquina de lavar não estiver quente o suficiente através de sinais indicadores, tais como os pratos não saírem tão limpos quanto deveriam, ou se a pastilha de detergente da máquina não se tiver dissolvido totalmente. Se suspeitar que a temperatura da água é inferior a 50 °C, consulte o manual do aquecedor de água quente ou um técnico de assistência para ajustar as configurações.
A água a uma temperatura demasiado elevada pode danificar a máquina da loiça?
Apesar de a temperatura da água da máquina ter de ser quente o suficiente para obter copos brilhantes e uma limpeza profunda, as altas temperaturas combinadas com uma manutenção negligente podem ser prejudiciais para a própria máquina. Eis alguns dos problemas que surgem e como os corrigir:
Água quente e calcário
Altas temperaturas significam que o conteúdo da água de cálcio e magnésio natural pode causar a formação de calcário no interior da máquina da loiça. Com o tempo, isto pode ser um problema, pois pode prejudicar a eficácia da sua máquina da loiça. Para resolver isto, utilize um produto como o Limpa Máquinas Finish uma vez a cada 3 meses para remover o calcário e quaisquer restos de gordura e comida. Isto garante que fica com um aspeto brilhante, que cheira a fresco e, mais importante, que mantém a sua loiça tão limpa quanto possível.
Água quente e copos baços
Outra desvantagem destas temperaturas elevadas é que podem fazer com que os copos fiquem baços com o tempo. Enquanto a água quente agita as moléculas do vidro, os químicos no detergente podem neutralizar alguns dos efeitos negativos. Apesar de aparentemente suave, estas pequenas imperfeições afetam a forma como a luz atravessa o vidro e lhe concede um aspeto baço.
Assim, da próxima vez que não tiver certezas sobre se a sua máquina de lavar loiça está a trabalhar à temperatura ideal, consulte as nossas dicas e truques para resolver o problema. Dê sempre os passos necessários para salvaguardar a sua máquina e copos contra os efeitos da água quente.